Revista - O Homem do Campo Paulista

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e ocupa 12% da população economicamente ativa. Mas a crescente urbanização do país torna essas famílias invisíveis. Para recuperar suas histórias e valorizar seu trabalho foi lançado o livro O homem do campo paulista, com textos do jornalista Ricardo Prado e fotos dos premiados Ricardo Martins e Valdemir Cunha.
O livro mostra a vida nas pequenas propriedades, que têm modos de produzir bastante diversos. Em Itaí, por exemplo, a família Jovelli trabalha de forma mecanizada, com plantio direto, irrigação intensiva e sementes de grãos especialmente produzidas para resistirem às pragas. Já nos Nakasato, de Paulínia, a produção de hortifrutis é feita artesanalmente.
Nas dez localidades visitadas para a produção do livro, ficou claro o cuidado com o meio ambiente. As áreas de proteção permanente, como a margem dos rios, estavam intocadas; em várias, ocupavam limites acima do exigido por lei. “É a proteção da água. E água é parte do nosso patrimônio”, resume o produtor Antonio Rodrigues, de Elisiário.
Muitas das famílias ocupam terras trabalhadas por seus ancestrais, que vieram do Japão, da Holanda, de Portugal, da Espanha e diversas de regiões do Brasil. Em comum, têm o amor à terra e uma dedicação incansável de trabalhar de sol a sol.